Devocional Diário: O que é, por que fazer e como fazer?

O devocional diário é uma prática muito importante na vida de todo Cristão.

Ela é a busca não apenas da interpretação, mas da aplicação da Bíblia e os princípios da Palavra de Deus na nossa vida.

Hoje eu quero te mostrar o que é o devocional diário, como você pode fazer o seu, permitindo que o Espírito Santo mude a sua vida e a sua história.

Por isso, neste post estruturei o nosso estudo sobre o devocional diário da seguinte forma:

O que é o devocional diário?

O devocional diário é o hábito de meditar em uma passagem da Bíblia (grande ou pequena), e meditar o máximo possível nela até que o Espírito Santo lhe apresente um meio de aplicar as verdades eternas na sua vida.

As aplicações destes princípios precisam ser pessoais, práticos, possíveis e mensuráveis.

Logo, o objetivo do devocional diário é você levar a sério a Palavra de Deus e ser “praticante” do que ela diz!

E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.

Tiago 1:22

Por que fazer devocional diário em sua Vida?

1. Para se Relacionar com Deus

A Bíblia foi dada para nos mostrar como ter uma relação com o Deus todo-poderoso e como viver a
vida segundo o seu caminho neste mundo. Foi dada para mudar nossa vida a fim de nos tornar mais
semelhantes a Jesus Cristo.

O apóstolo Paulo declarou que a Bíblia é útil para ensinar, repreender, corrigir
e instruir o crente na vida de justiça (2Tm 3.16).

2. Para ter a sua vida Transformada

A Bíblia é um livro prático, porque se interessa pela vida religiosa prática. O estudo da Bíblia sem a
aplicação pessoal é apenas um exercício acadêmico totalmente sem valor espiritual.

A Palavra de Deus foi escrita para ser aplicada à nossa vida. Todo estudo da Palavra de Deus deve conduzir à uma aplicação pessoal. Sempre que aplicamos o que entendemos na Bíblia, as Escrituras nos mudam para nos conformar mais com a vontade de Deus e para parecermos com Jesus.

Quero deixar bem claro que a aplicação é fator necessário para a nossa vida cristã e que apesar de ser um trabalho difícil, a aplicação não é impossível.

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.

2 Timóteo 3:16,17 – NVI

3. O devocional diário revela as suas prioridades

A forma como você dedica tempo na meditação da Palavra e no relacionamento com Deus diariamente revelam quais são as suas prioridades!

Quem investe tempo no devocional diário entende que é necessário se conectar com o Senhor através da leitura da Bíblia, oração e meditação das verdades eternas.

O devocional diário pode ajudá-lo a entender e seguir a vontade de Deus para sua vida, e a colocar sua fé e relacionamento com Ele como uma prioridade em sua vida diária.

Se a sua prioridade é buscar a Deus, então todos os dias você voltará para este lugar! É no período devocional que o Senhor fala conosco. É no tempo de meditação da Palavra de Deus que Ele se faz presente e molda o nosso querer para ser o querer d’Ele!

Quem quer andar debaixo da direção de Deus, precisa priorizar o lugar de devoção ao Senhor! Devocional Diário é necessidade e não regalia!

Devocional Diário

Como encontrar tempo para seu devocional diário mesmo com uma agenda lotada?

Quantas vezes em uma conversa ou em um gabinete pastoral em que alguém abre o coração, vejo o quanto as pessoas falam e dão ênfase sobre como a vida está difícil e o quanto os problemas tem consumido suas forças.

Quando pergunto se a pessoa está tendo e/ou fazendo o devocional diário, constantemente escuto que não, pois o tempo está muito escasso!

É sério, as pessoas tem tempo para pensar nas coisas da terra, mas não tem tempo para pensar nas coisas do céus! Isso está errado!

Entenda algo: Não espere que sua vida esteja maravilhosa, se seu relacionamento com Deus está quebrado. Quando você não está bem na vertical (com Deus), todo o restante na horizontal (com os homens) fica melhor!

Então, como encontrar tempo para o devocional mesmo em uma agenda cheia de compromissos? Como encontrar tempo para ter o devocional dia após dia? Não é fácil, mas também não é impossível!

Ficam aqui algumas dicas práticas:

1. Escolha um horário específico para o seu devocional diário

Escolha um horário específico do dia para fazer seu devocional, como de manhã cedo ou antes de dormir. Isso ajudará a estabelecer uma rotina regular.

Normalmente eu fazia os meus devocionais diários a noite. No entanto, percebi que não estava sendo tão efetivo, pelo simples fato de, depois de um dia inteiro com uma agenda lotada de compromissos e preocupações, eu me deparava com o cansaço no lugar do meu devocional diário.

Eu era pouco edificado e não conseguia meditar conforme o esperado.

Como eu resolvi isso? Passei a acordar mais cedo e a fazer o meu devocional diário pela manhã!

Um estudo científico aponta que logo pela manhã, a nossa força de vontade é maior e à medida em que o dia vai passando, a força de vontade vai se enfraquecendo. Quando você faz o seu tempo de meditação depois da sua retina, dois fatores te influenciam: você está cansado e sua força de vontade está em um nível baixo.

Quando você decide fazer o seu devocional diário pela manhã, você tem a oportunidade de praticar tudo o que Deus está falando com você no mesmo dia. É incrível!

2. Faça seu devocional diário no caminho

Se você tem uma rotina de transporte lotada, use esse tempo para ouvir ou ler sua Bíblia e quem sabe, orar ao Senhor.

Não é porque você está com a agenda lotada, que Deus não pode fazer parte do seu dia e da sua rotina. Por isso, enquanto você está se deslocando, tente memorizar o versículo em que você está meditando.

Procure aplicar isso, faça uma auto-análise sobre a sua vida e como você poderia ser impactado.

Isso é altamente performático. Enquanto você cumpre com as suas responsabilidade diárias, você é edificado pela Palavra de Deus.

Não é maravilhoso?

3. Seja flexível e não se cobre tanto

Aqui está um mito que muita gente acredita ser um pré-requisito para o devocional diário: “o devocional diário precisa ser de uma hora!”.

Não! Isso não é verdade! Não é necessário fazer um devocional diário longo e elaborado.

Se você não tem tempo para isso, faça o que puder. O importante é manter um contato diário com Deus.

Do que adianta ser intenso em um dia com um devocional de 1 hora e no outro dia ser inconstante, sem conseguir ter esse tempo de meditação?

Antes de aumentar a intensidade, aumente a constância! Antes de ser intenso no lugar de devoção, seja constante no lugar de devoção.

Procure buscar voltar para esse lugar todos os dias, por mais que o tempo de busca e devoção seja pequeno.

Imagine comigo: Se alguém não tem o hábito de fazer o seu devocional diário e logo na primeira semana essa pessoa conseguir fazer todos os dias da semana, 15 minutos de devocional diário, você concorda comigo que esta já será uma vitória?

Não tem problema começar pequeno e devagar! Problema é começar grande e rápido e não conseguir dar sequência à mensagem de Deus na nossa vida!

Meditacao Biblica

Como fazer o seu devocional diário?

A pergunta que não quer calar: como fazer o meu devocional diário? Vou listar aqui 4 passos para você fazer o seu devocional diário e crescer na Palavra de Deus:

1. Escolha um horário e um local adequado para seu devocional diário

Ter um horário é tão importante quanto ter um local apropriado para fazer o devocional diário.

Não adianta estar em um local adequado se a hora que você tira para ter o seu devocional não é tão boa para meditar na Palavra de Deus!

Um local adequado para um devocional diário precisa ser um local em que a sua privacidade em Deus seja mantida. O local precisa te permitir ficar à vontade com Deus, ao ponto de nos abrirmos para Ele conhecer tudo de nós!

É neste lugar de privacidade e liberdade que seremos transformados. Um local com muitas interrupções não te permitirá meditar e ficar à com Deus.

Por isso, escolha uma hora adequada e um local que garanta que o seu devocional não seja quebrado.

2. Siga um método para fazer o seu devocional diário

Procure seguir um método que te garanta alcançar o objetivo do devocional diário: aplicar as verdades bíblicas no seu dia-a-dia!

Talvez alguém me pergunte: Okay Hugo! Como eu faço isso?

Eu te explico: Normalmente eu sigo um método que aprendi em um livro que deixei como indicação para este tema que é o livro 12 Maneiras de Estudar a Bíblia Sozinho – Rick Warren. Este livro ensina 4 passos para fazer o devocional diário:

  • Escolha um Texto Bíblico
  • Oração
  • Meditação
  • Aplicação
  • Memorização

Escolha um Texto Bíblico

Esse primeiro passo pode ser fácil, mas também difícil! Normalmente eu sigo a progressão de um texto, passando por seus capítulos até acabar o livro. Isso faz com que eu não escolha o que quero estudar, mas me coloco no lugar em que a Palavra ministra ao meu coração o tema que ela está tratando no texto.

Oração

É o momento em que peço ao Espírito Santo para abrir e limpar a minha mente, para Ele tirar toda preocupação e ansiedade. Aqui, peço também para Ele trazer revelação sobre a minha consciência e também sobre o estudo que está sendo feito! O Salmista vai dizer:

Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei.

Salmos 119:18

Se o Espírito Santo não me der a revelação sobre o que eu estou lendo, logo o meu conhecimento será somente no nível do intelecto e não do meu espírito.

Meditação

Meditar no texto é preciso. Para isso, sempre tenha em mãos um caderno para anotar tudo aquilo que você for encontrando no texto. É fundamental fazer este trabalho de mineração, pois em algum momento, uma pepita de ouro surgirá diante dos seus olhos.

É na meditação das santas escrituras que o Espírito Santo traz revelação a nós sobre a Palavra de Deus. É meditando que a Palavra escrita se torna Palavra viva em nossos corações!

Aplicação

Aqui eu listo todas as possíveis aplicações que eu poderia fazer na minha vida. Listo todas elas e logo em seguida oro sobre cada uma delas! Peço ao Senhor que me ajude e me transforme conforme a Palavra d’Ele está ensinando. Durante o meu dia, sempre volto nestas aplicações a fim de fazer do meu devocional algo que dure o dia inteiro.

Memorização

Memorizar os versículos do devocional diário é uma necessidade. Muitas das vezes Deus me dá oportunidades distintas de proclamar a Palavra que Ele tem ministrado ao meu coração por meio do devocional diário. Quando menos imagino, o Senhor me surpreende, me fazendo lembrar das Palavras que Ele liberou no início do meu dia!

Acredite: Quanto mais eu problema a Palavra d’Ele, mais fé é gerada em meu coração. Afinal de contas, Romanos 10:17 diz:

E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.

Romanos 10:17

3. Leve o seu devocional diário para a sua rotina

Já parou para pensar que normalmente as pessoas levam as suas rotinas para o seu lugar de devocional?

Se você é uma dessas pessoas, já imaginou se você ao invés de levar a sua rotina para o seu lugar de devocional, levasse o seu devocional para a sua rotina?

Pois bem, algo que costumo ensinar para aqueles que eu estou discipulando é estarem constantemente em oração, conversando com Deus!

O Espírito Santo habita em você e por mais que você saiba que o seu devocional diário tenha durado alguns minutos, perceberá que o seu tempo de devoção ao Senhor não deve e não é limitado por um tempo específico, mas pelo seu coração.

Todas as vezes que você leva o seu tempo devocional com Deus para o seu dia, você mantém comunhão com o Espírito Santo!

Normalmente eu converso com Deus através da oração e me coloco a todo tempo sensível e aberto para ouvir sua voz, por que o meu devocional não acabou no término de uma atividade em uma agenda.

4. Faça do seu devocional diário um ato de adoração

Se existe algo que o devocional diário nos ensina é a adorarmos. Irmão, quantas foram as vezes que dentro do meu quarto eu era surpreendido por uma presença de amor, cheia de graça?

O seu devocional diário não pode e não precisa ser um método, mas sim uma oportunidade para se conectar com Deus e adorá-lo!

Faça isso com humildade e gratidão. Logo logo você perceberá que quanto mais você prioriza a Deus, menos do mundo você priorizará.

Quanto mais de Deus você buscar, menos do mundo você terá no seu coração!

Indicação

Hugo, e quais são as indicações que você pode me fazer para eu ter uma vida plena de intimidade e devoção ao Senhor?

Um livro que mudou a minha vida quanto à prática da vida devocional foi o livro 12 Maneiras de Estudar a Bíblia Sozinho – Rick Warren.

Além de ter uma leitura simples, clara e objetiva, o livro é um verdadeiro guia quanto aos métodos de estudos da Bíbia.

Nele, é possível aprender não somente o método devocional, como também outros métodos de estudo que são completamente necessários para nós, tais como: o método temática, o método biográfico, o método histórico-cultural e contextual, dentre tantos outros.

Eu super indico este livro para você crescer no estudo bíblico e extrair o máximo possível da Bíblia.

Clique no botão abaixo e adquira a sua cópia agora!

Conclusão

Uma vida devota ao Senhor passa pelo entendimento que estudar a Bíblia, meditar nas escrituras e orar não são suficientes se você não estiver disposto a aplicar as verdades eternas na sua vida!

Esteja atento ao que o Senhor fala contigo e se permita ser moldado exclusivamente pela Palavra d’Ele!

O meu desejo é que você crie o hábito de sempre buscar ao Senhor independente do tempo, da estação e das condições para isso.

Que o Senhor te abençoe e te permita viver momentos únicos e singulares com Ele.

Hugo Nascimento
Sobre Hugo Nascimento

Hugo Nascimento é casado com Eliza Martins, capixaba da gema e apaixonado por Jesus. É formado pelo Seminário Teológico Carisma - Belo Horizonte / MG. Servimos ao Senhor na Igreja Batista da Lagoinha em Belo Horizonte.