Mudando as Rotas da Vida por Meio da Oração

O livro de Atos nos relata a história Paulo e Silas, eles foram comissionados, pelos anciãos no concílio de Jerusalém, para levarem o evangelho aos gentios. Nessa Jornada conheceram a Timóteo que adentrou na jornada com eles em suas primeiras viagens.

Atos 16.6-10

Eles não eram apenas homens cheios do conhecimento, mas também homens cheios do poder do Espírito Santo. Por onde passavam testemunhos de fé se tornavam memórias do dia que tiveram não apenas o conhecimento do evangelho, mas também tiveram experiências, com a aquela verdade. Esses homens estavam levando a palavra e o poder do Espírito há aqueles que até então haviam sido menosprezados pelos judeus.

Eles deram então inicio a jornada e partem rumo a Ásia a fim de cumprir a missão. Logo em seguida, algo peculiar aconteceu,(Atos 16. 1) eles foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar o evangelho na Ásia. Hoje, quero falar com você sobre duas lições que podemos tirar dessa passagem:

Mude as Rotas da sua Vida Por Meio das Orações

Paulo, Silas e Timóteo, foram enviados para alcançar os não alcançados, em contrapartida, o Espírito Santo os impediu de pregar na Ásia, eles não estavam errados em ir para a Ásia, pelo contrário estavam cumprindo a missão que lhes haviam sido dadas.

Deus sabe o destino final que você chegará e talvez já tenha te comissionado a essa missão, no entanto, no meio do caminho é necessário estar atento, em todo momento, porque uma mudança de rota pode acontecer.

Quando chegaram em Trôade Deus deu uma visão para Paulo, onde um homem se apresentava e rogava dizendo que ele fosse para a Macedônia.

Deus mudou a rota deles, que não estava errado, porque tinha um homem orando e rogando ao Senhor.

QUE PODEROSO!!! Meu Deusssss!!!

Aprendemos aqui, que Deus pode mudar rotas de grandes homens, para que orações sejam respondidas!! Você já pensou que no momento que estamos orando Deus pode estar, movendo o coração de pessoas específicas, para que eles sejam a resposta do que você tem orado.

Em contrapartida, você precisará estar sensível, porque o mesmo pode acontecer na sua caminhada, Deus não tem problema em mudar a sua rota por causa de uma pessoa.

Lembre-se: você não foi chamado para as grandes multidões, mas para tocar pessoas. 

Muitos acham que o propósito é sobre um lugar que se chega, mas é na caminhada que exercemos o chamado. Muitos focam no lugar que tem que chegar ou nas grandes plataformas e esquecem que, Deus nos chamou para tocar pessoas.

A minha pergunta para você é: E se hoje Deus mudar sua rota para ser resposta para uma pessoa, você está disponível?

Entenda, não é apenas sobre chegar lá, mas estar atento as pequenas direções, que Deus tem no trajeto.

Deus mostra o destino, mas também concede pequenas direções no trajeto. 

Observando a partir da perspectiva dos apóstolos, talvez a melhor opção, era realmente ir para Mísia.

Existem portas que são lugares que se você adentrar neles, serão lugares de atuação do seu ministério, anos depois, a Ásia se tornará um grande palco do ministério, mas é necessário discernimento.

É necessário aprendermos que, não é porque a oportunidade está proposta que ela faz parte do propósito, naquele tempo.

Obedeça as Pequenas Direções e Mude as Rotas da sua Vida

Os apóstolos não apenas obedeceram a missão de pregar aos não alcançados, mas foram sensíveis para discernir o que Deus queria deles no percurso.

Uma pessoa guiada pelo Espírito, não apenas obedece as grandes direções do chamado, mas, ela se permite ser guiada até mesmo nas pequenas direções, dentro do lugar de obediência. 

Acredite é possível se perder no lugar da obediência. Muitos se perdem quando começam entrar em propostas dentro do lugar obediência, somente porque elas são boas, projetos, viagens, ministérios, relacionamentos, entre outros.

A obediência normalmente é a custa de renuncias grandiosas, mas, permanecer no lugar de obediência é a despeito de renuncias diárias. 

O exemplo que salta a mente enquanto escrevo essas palavras é o de um trem e o trilho. Um maquinista de trem não chega ao seu destino apenas por entrar no trem, ligar a máquina e seguir viagem.

Existem rotas que possuem bifurcações, são partes do trilho que possuem sentidos diferentes, e o maquinista precisará estar alerta.

Porque, em algum momento ele precisar pegar uma bifurcação para chegar ao destino, será necessário ter atenção as pequenas mudanças dentro do trajeto.

No lugar de obediência, o Senhor nos ensina a não apenas em qual trem você tem que entrar, mas qual trilho você vai ter que seguir em determinados momentos.

Nem todas as boas portas abertas dentro do lugar de obediência, são de Deus para você.

Em suma, Deus quer te levar a um nível de sensibilidade onde você permita ser direcionado, a ponto de que se preciso ele mudar a rota no lugar de obediência, você esteja pronto e atento a obedecer.

Indicação

Quero deixar uma indicação para te impulsionar a mudar as rotas da vida por meio da oração.

O Agir Invisível de Deus - Por Luciano Subirá
O Agir Invisível de Deus – Por Luciano Subirá

Nele, o pastor Luciano Subirá nos ajuda a entender como Deus nos direciona ao lugar proposital mesmo em meio à circunstâncias que muitas vezes não são tão favoráveis.

Espero que este post tenha te ajudado a entender lições importantes para mudar as rotas da sua vida por meio da oração.

Deus te abençoe!

Eliza Martins
Sobre Eliza Martins

Eliza Martins é mineira de Belo Horizonte, apaixonada por Jesus e casada com Hugo Nascimento. É formada pelo Seminário Teológico Carisma Matriz - Belo Horizonte / MG. Servimos ao Senhor na Igreja Batista da Lagoinha em Belo Horizonte.