Orar sem Cessar: Cumprindo a Vontade de Cristo

Orar sem cessar é uma das vontades de Cristo para nós! Podemos entender claramente por meio da vida de Paulo algumas lições importantes para os nossos dias.

Dediquem-se à oração, estejam alertas e sejam agradecidos.
Ao mesmo tempo, orem também por nós, para que Deus abra uma porta para a nossa mensagem, a fim de que possamos proclamar o mistério de Cristo, pelo qual estou preso.
Orem para que eu possa manifestá-lo abertamente, como me cumpre fazê-lo.

Colossenses 4:2-4

A carta aos Colossenses é um tratado cristológico, escrita por Paulo onde ele impulsiona os irmãos a perseverar na prática da verdadeira doutrina.

Paulo também pede a esses irmãos que orassem por eles, pois estavam em sua primeira prisão em Roma no capitulo quatro:  “Orando também, juntamente por nós”.

Ore sem Cessar: por seus Líderes

As pessoas devem orar especificamente pelos seus ministros e levá-los constantemente ao trono da graça. 

A oração é uma ferramenta dada por Deus ao cristão para que possamos edificar uns aos outros e amar uns aos outros. Quando oramos pela nossa liderança nos colocamos em intercessão diante de Deus para que ele também desfrutem das misericórdias do Senhor.

Paulo então nos ensina sobre um dos pilares da vida cristã que é a oração.

Ore sem Cessar: Livre-se das Distrações

Dediquem-se à oração, estejam alertas e sejam agradecidos. – Colossenses 4:2

A dedicação é um exercício que irá requerer atenção, foco e o abandono das distrações, se dedicar a algo exige a aplicação de esforço.

No que diz respeito a nossa vida espiritual, essa é uma máxima a ser aplicada, pois os empecilhos mais diversos e válidos surgiram.

“Mantenham seus constantes momentos de oração, sem serem distraídos por outros afazeres; mantenham seu coração intimamente ligado ao dever, sem vaguear ou se tornar indiferente, até o fim: velando nela. ” 

Uma das grandes estratégias de Satanás para paralisar o cristão são as distrações, visto que ele não tem capacidade de tirar uma verdade implantada por Deus no seu coração, então ele faz com que aquela verdade deixe de ter primazia e ser o foco nas nossas vidas. 

Precisamos ser radicais com as distrações porque elas pode fazer com que as palavras de Deus sobre nós perca o valor. 

As distrações, são atrativos de Satanás para nos fazer desviar no propósito que Deus tem para nós. Cuidado! Pois, aquilo que está te distraindo, pode estar debaixo de influência maligna para te impedir de viver o propósito divino.

Imagine que você precisa ir ao shopping, comprar uma blusa de frio. O seu horário está limitado, porque, após, você tem um compromisso importantíssimo, que te gerará uma grande oportunidade. Se você não tiver foco, você vai se distrair com as vitrines, perdendo assim o tempo propício e consequentemente perderá grandes portas que estavam abertas para esse tempo. 

Ore sem Cessar: Aproveite as Oportunidades

Para orar sem cessar, os cristãos deveriam aproveitar todas as oportunidades, a fim de praticar a oração, seja no simples afazeres diários como dirigir, cuidar dos afazeres do lar, atividades físicas. E claro, escolher os momentos mais oportunos, em que são menos propensos a ser perturbados por outras coisas, e cultivar o tempo de qualidade em oração. Mas independente do local é necessário cultivarmos uma vida sempre com ações de graças, ou um reconhecimento solene das misericórdias recebidas.

Aproveite as oportunidades e esteja vigilante em oração. 

Esse é o tempo que o céu está disponível para você acessar lugares novos em Deus.

 A sua capacidade de acessar absolutamente tudo o que Deus tem para você, em oração, diz respeito a sua destreza em não desperdiçar as oportunidades para buscar a Deus. 

Como Orar sem Cessar?

Essa é uma pergunta que muita gente faz! Alguns dizem: “Eu quero muito começar a orar”, mas não investem tempo no estudo e no conhecimento desta disciplina espiritual.

Por isso, quero te recomendar um livro MARAVILHOSO sobre o assunto: Oração: Experimentando Intimidade com Deus do autor Timothy Keller.

Oração: experimentando intimidade com Deus
Oração: experimentando intimidade com Deus

Espero que você seja edificado pela Palavra de Deus!

Deus te abençoe!

Eliza Martins
Sobre Eliza Martins

Eliza Martins é mineira de Belo Horizonte, apaixonada por Jesus e casada com Hugo Nascimento. É formada pelo Seminário Teológico Carisma Matriz - Belo Horizonte / MG. Servimos ao Senhor na Igreja Batista da Lagoinha em Belo Horizonte.