Seja Forte e Corajoso no Senhor! Não desanime!

Ser forte e corajoso pode parecer um difícil, porém, a Bíblia nos conta sobre a vida de um homem chamado Josué que pode nos ensinar lições preciosas para a nossa vida.

Josué foi um dos escolhidos para espiar a terra prometida, quando o povo de Israel estava rumo a Canaã. Ao chegarem lá encontraram empecilhos aos olhos humanos dentre eles, gigantes. Eles, não tinham forças suficientes para enfrentar os gigantes de Canaã, porém, creram que o Senhor os daria aquela terra.

Josué sabia o que era ser forte na força do Senhor. E assim, quando Deus manda ele ser forte, não era na sua própria força, mas na força do Senhor. 

Seja forte na força do Senhor!

Muitas vezes, achamos que ser forte é um adjetivo atribuído a alguém que está pronto para enfrentar qualquer situação. Mas, ser forte não é, não ter:

  • Fraquezas
  • Imperfeições;
  • Vulnerabilidades;

Então, o que é ser forte?

Ser forte não é não ter fraquezas, mas permitir que a força do Senhor seja o que te move.

  • Ser forte é permitir que a graça te baste. 

“Mas ele me disse: “Minha graça é suficiente a você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim.” 2 Coríntios‬ ‭12:9‬ ‭

Quando Deus nos manda ser fortes, Ele não está olhando para a nossa capacidade de cumprir aquilo que está diante de nós. Mas Ele olha para Ele mesmo, e nEle encontra toda a capacidade para fazer cumprir o que está diante de nós.

No entanto, temos a necessidade de nos apresentar fortes na nossa própria força, para provar para nós mesmos, as pessoas e algumas vezes até para Deus que somos capazes.

Mas a verdade, é que nunca teremos em nós habilidades suficiente para fazer cumpri a vontade de Deus, porque Ele sempre nos comissiona a missões maiores que nossa capacidade. A fim de que nos capacitemos na sua graça e unção. Assim, no final da missão a glória será de Deus e não nossa.

Nesse momento, temos que lidar com as com as nossas fraquezas e quanto mais fracos nos apresentarmos mais poder de Deus, graça e unção vamos precisar.

Então está tudo bem você não ser perfeito, porque em Deus existe poder para aperfeiçoar, transformar a sua fraqueza em força! 

  • Como nos abastecer da força do Senhor?

Quando estamos em constante relacionamento com o Espírito Santo e a palavra de Deus, experimentamos do fortalecimento sobrenatural de Deus.

Mas nunca se esqueça disso, pois sem o poder de Deus, as pessoas enxergarão apenas as suas imperfeições. 

O poder de Deus será para sempre a sua estratégia de ouro para lutar o bom combate. 

Apresente-se corajoso!

A palavra coragem vem da junção das palavras coração com ação!

COR- = coração 

– AGEM = ação 

Segundo o dicionário Strong, coragem significa: Bravura, valentia, aquele que se apresenta firme mesmo nos dias difíceis.

Logo, coragem é a ação do coração, corajoso é aquele que apresenta bravura de coração. 

Certamente, existiram momentos que o seu desejo será retroceder, parar, deixar outros irem na sua frente, estagnar, mas o que Deus espera de você é bravura de coração! 

Que você apresente bravura de coração! Mais uma vez: Seja forte e corajoso no Senhor.

Afinal a palavra de Deus diz:

Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele”.
Nós, porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que crêem e são salvos. Hebreus 10.38-39

A parte de Deus é nos fortalecer a nossa é apresentar a Ele bravura de coração! 

Perguntas Frequentes

O que fazer quando não tenho mais forças para prosseguir?

Busque ajuda no Senhor! Ele é a sua força e a sua fortaleza, socorro bem presente na hora da angústia.

Acredite: o Senhor está vendo a sua luta, Ele sabe exatamente pelo que você tem passado. Não desanime! Não queira perder a batalha quando Deus já te deu a vitória!

Como ser Forte e Corajoso nos dias atuais?

A resposta para essa pergunta é: Olhe para Jesus! Ele é o autor e também consumador da nossa fé! Mesmo diante de tantas coisas, o Senhor ainda sim continua a cuidar de nós! Busque forças no Senhor!

Ore, jejue, tenha uma vida devocional na leitura da Palavra de Deus e seja renovado todos os dias.

Seja forte e tenha um coração valente para viver o que Deus tem para você! 

Seja Forte e Corajoso – Ministração

Eliza Martins
Sobre Eliza Martins

Eliza Martins é mineira de Belo Horizonte, apaixonada por Jesus e casada com Hugo Nascimento. É formada pelo Seminário Teológico Carisma Matriz - Belo Horizonte / MG. Servimos ao Senhor na Igreja Batista da Lagoinha em Belo Horizonte.