Vasos Nas Mãos do Oleiro

A palavra do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo:
Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.
E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas,
Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.
Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.

O profeta Jeremias nos relata um momento singular do trabalhar de Deus na história de Israel, onde Deus assimila o seu agir ao Oleiro e compara o seu povo ao barro em suas mãos. Vamos caminhar nas linhas e entrelinhas dessa narrativa e aprender lições diretamente do coração do Oleiro.

Quando Deus libera uma palavra, um cenário será alterado

A palavra do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo:
Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.

A bíblia nos relata que a palavra encontrou Jeremias, observe que não foi Jeremias que foi em busca da palavra dessa vez, mas foi a palavra quem o encontrou. Todas as vezes que Deus libera uma palavra é porque algum cenário será alterado, ou algo deixará de existir ou algo novo será criado.

Toda palavra liberada por Deus, carrega em si uma uma característica própria que é a criatividade de Deus. Na criação por meio da sua palavra o universo foi formado. Na morte de Lázaro, por meio da sua palavra o cenário de morte foi transformado em vida.

Quando Deus libera uma palavra sobre sua vida, se prepare, pois você experimentará da criatividade de Deus.

No caso do profeta, a palavra não apenas foi liberada, mas havia uma interação que Deus esperava que o profeta tivesse com a palavra.

Interaja com a palavra que Deus liberou

Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.

A direção era clara, ele precisava sair da posição que ele estava e caminhar rumo a um lugar específico (a casa do oleiro), pois ali aconteceria um liberar de estratégias de Deus.

Uma outra versão do texto bíblico, trás o termo, dispõe-te e desce. De tempos em tempos precisamos nos dispor e ir a casa do oleiro.

O que Deus estava dizendo era que se ele quisesse saber o que estava no coração dEle, era necessário disposição em sair do lugar de comodismo, mudar de ambiente e ouvir. Para você conhecer o que está no coração de Deus nesse tempo é necessário ser reciproco a direção.

Eliza Martins
Sobre Eliza Martins

Eliza Martins é mineira de Belo Horizonte, apaixonada por Jesus e casada com Hugo Nascimento. É formada pelo Seminário Teológico Carisma Matriz - Belo Horizonte / MG. Servimos ao Senhor na Igreja Batista da Lagoinha em Belo Horizonte.