Oração Respondida por Deus: Quanto tempo faz?

Oração Respondida! Eu estaria te fazendo uma pergunta embaraçosa se questionasse quando foi a última vez que você teve uma?

Hoje eu quero falar com você sobre orar com fé!

No decorrer da minha caminhada encontrei diversas situações de pessoas que perderam a expectativa de ver Deus agindo em prol das suas vidas. Muitos creem mais no que Deus pode fazer na vida dos outros do que na sua própria vida. Deixaram de clamar pelo agir de Deus porque pensam que seus problemas são pequenos demais para que Deus possa se preocupar.

No entanto, precisamos considerar que, se temos uma causa e precisamos da ação de Deus, a oração é a chave que destrava o lugar dos milagres. Não basta apenas orar! Não basta apenas pedir e abrir a boca por abrir. Tudo isso é válido e deve ser feito, no entanto, se você deseja que a sua oração seja respondida, então ela precisa ser feita com fé!

Lucas, capítulo 1, relata a história de Zacarias e Isabel. Um casal temente ao Senhor. Ambos eram avançados de idade, ela era estéril e ele um sacerdote.

Em um determinado dia, Zacarias estava exercendo o sacerdócio no seu turno e a Palavra vai dizer que ele estava oferecendo incenso ao Senhor, quando ele vive uma experiência fantástica com Deus.  (É valido lembrar que o altar do incenso na bíblia simbolizava a oração dos santos. Era ali naquele lugar que a oração e a adoração do povo era apresentada a Deus por meio dos sacerdotes.)

Zacarias era um típico exemplo de um sacerdote que vivia de modo irrepreensível diante de Deus, mas que havia perdido a expectativa de ver o milagre de Deus se manifestar na vida deles. Zacarias era uma típica pessoa que tinha expectativa na resposta de oração do povo, mas não tinha na dele.

E foi exatamente em um dia comum de serviço ao Senhor, que o anjo veio ao encontro dele para trazer uma boa nova: finalmente Deus os daria seu filho João Batista.

Disse então Zacarias ao anjo: Como saberei isto? pois eu já sou velho, e minha mulher avançada em idade. E, respondendo o anjo, disse-lhe: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado a falar-te e dar-te estas alegres novas. E eis que ficarás mudo, e não poderás falar até ao dia em que estas coisas aconteçam; porquanto não creste nas minhas palavras, que a seu tempo se hão de cumprir. – Lucas 1:18-20

No entanto, Zacarias duvidou e a consequência foi ficar mudo durante toda a gestação de Isabel. A sua incredulidade quanto ao agir de Deus fez com que ele não pudesse participar de um dos momentos mais lindos da gestação que é quando o pai pode conversar com o bebe na barriga da mãe e ali criar vínculos com a voz de seu pai.

Em nossos dias isso não é muito diferente! Muitos estão mudos enquanto Deus está gerando o milagre, porque foram incrédulos quando Deus falou. Porque foram incrédulos quando Deus respondeu às suas orações. Porque não creram no Deus que trás à existência aquilo que não existe! A nossa capacidade de crer quando não vemos probabilidades está diretamente ligada a confiança que temos em Deus. Costumo falar que: “Se muito cremos, muito confiamos. Se pouco cremos, pouco confiamos.”!

Momento depois, o mesmo anjo Gabriel chega até Maria e lhe relata que ela daria a luz ao salvador do mundo. Mesmo sendo improvável ou até mesmo impossível aos olhos de Maria, ela escolhe crer que a Palavra de Deus é poderosa e suficiente para criar e fazer o impossível acontecer. Não é à toa que o anjo Gabriel declara, que:

“para Deus nada é impossível.” – Lucas 1:37

Nós precisamos voltar a crer no Deus que faz o impossível acontecer. Nós precisamos voltar a crer no Deus que se importa com as causas mais íntimas do nosso coração! Nós precisamos crer no Deus que nos entrega a oração respondida! Minha pergunta para você é:

Você tem permitido o tempo minar a sua fé no agir de Deus? Será que você deixou de crer porque considera sua causa pequena demais para Deus agir? Será que você deixou de clamar com fé porque se cansou de clamar e por não obter respostas?

Até o final dessa leitura, você aprenderá a como obter respostas nas suas orações! Muitas vezes, estamos orando ao Pai da maneira errada. Oramos com a ótica das circunstâncias externas, mas quero te convidar a orar no nome de Jesus. A sua fé não deve estar na impossibilidade, sua fé precisa estar no nome de Jesus, afinal ele declarou:

“E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.” – João 14:13-14

Aplique sua fé no nome de Jesus e você provará da ação poderosa de Deus! O mesmo Deus que foi ao encontro de Zacarias por meio de um anjo, a fim de realizar o desejo do seu coração é capaz de agir na sua vida. Deus levou sim Zacarias e Isabel ao lugar da impossibilidade, porque Deus não queria apenas realizar um sonho deles, mas Deus queria dar a eles um verdadeiro milagre para ser contado.

Muitas vezes, Deus nos leva ao lugar da impossibilidade, para que o nome do Pai seja glorificado, através da ação poderosa do nome do filho.

Tudo que você precisa é orar com fé no nome de Jesus e crer que você receberá.

Edificando a Nossa Fé

Deus não nos mandaria fazer algo tão difícil que é crer contra as circunstâncias, sem nos dar ferramentas para isso. Uma das formas de edificarmos a nossa fé é por meio da oração no espírito. No momento que oramos no espírito experimentamos a edificação pessoal por meio do Espírito Santo. Pois, o Espírito ora junto ao Pai aquilo que nem mesmo você é capaz de orar!

“Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus.” – Romanos 8.26-27

Talvez você já passou pela experiência de se sentir cansado espiritualmente, sem forças e sem fé para buscar a Deus e, em um determinado dia comum, de repente você se pega balbuciando palavras a Deus. Você se pega cantando louvores ao Senhor. Aos poucos aquela oração tomou o seu ser e mesmo sem forças você começou a orar novamente ao Pai. A sensação na verdade era de alguém que estava orando por você, afinal você estava tão esgotado, tão fatigado, tão impotente, que no momento em que você deixou aquelas palavras tomarem seu coração, você se sentiu sendo renovado, edificado, fortalecido. No final de tudo você estava dizendo: “Sim Senhor, eu creio que o Senhor é capaz de fazer! Eu creio que o Senhor é capaz de fazer infinitamente mais e muito além do que pedimos ou imaginamos!”.

A oração tem esse poder! Quando deixamos o Espírito orar por nós experimentamos do seu fluir e, por onde as águas do Espírito passam vida é gerada. Se você se sente cansado e parece que tudo está seco como um deserto ao seu redor, eu te convido a parar alguns minutos e dizer, Espírito Santo ore junto ao Pai aquilo que nem mesmo eu sei orar! E então experimente da edificação da sua fé por meio do Espírito Santo.

Como Obter Respostas das suas Orações?

É muito comum ver pessoas entrarem em conflito por não terem uma oração respondida. Antes de falarmos sobre esse tópico, quero que você pare alguns segundos e pense sobre a seguinte pergunta: Onde você estaria hoje se Deus tivesse respondido cada oração que você fez a ele?

Confesso a vocês que certamente eu não estaria aqui falando com vocês! E se tem algo que aprendi foi a ser grata pelos nãos de Deus.

Deus não tem compromisso em realizar aquilo que nossa mente idealiza, mas em cumprir aquilo a Palavra d’Ele diz! E aqui está uma chave poderosa para experimentarmos a boa, agradável e perfeita vontade de Deus:

Se queremos que a nossa oração seja respondida, elas precisam estar alinhadas com a palavra de Deus.

Certa vez, um homem chega no gabinete pastoral a fim de entender do Pastor porque Deus não respondia as suas orações. Aquele pastor então pede para aquele homem relatar o pedido a fim de também lhe ajudar em oração naquela causa.

O homem declara: “Pastor tenho orado e pedido ao Senhor para me livrar da minha esposa pois ela é uma pessoa de difícil convivência e a Palavra diz que Deus tem paz disponível para nós.”.

Aquele pastor então diz: “Querido irmão, infelizmente não posso te ajudar nessa oração, pelo simples fato dela não estar de acordo com a palavra de Deus! A própria bíblia diz que Deus abomina o divórcio, portanto mude a sua oração e peça a Deus para transformar o coração da sua esposa.”.

Você consegue entender o que aconteceu? Para termos a nossa oração respondida, precisamos orar segundo a vontade do Pai em alinhamento com a Sua Palavra.

A pergunta é: Como fazemos isso?

Permitindo que o Espírito ore a vontade de Deus através de nós, no nome de Jesus. Quando o Espírito ora, a vontade de Deus é estabelecida através do nome de Jesus.

Ore com fé alinhado com a Palavra de Deus e você experimentará respostas, não apenas em algumas, mas de todas as suas orações.

Eliza Martins
Sobre Eliza Martins

Eliza Martins é mineira de Belo Horizonte, apaixonada por Jesus e casada com Hugo Nascimento. É formada pelo Seminário Teológico Carisma Matriz - Belo Horizonte / MG. Servimos ao Senhor na Igreja Batista da Lagoinha em Belo Horizonte.