Como a promessa de Deus transforma a nossa vida e a nossa história

Quando nós olhamos para Abraão, veremos um homem que creu em Deus e diante disso, viveu coisas maravilhosas!

Abraão, é chamado de Pai da Fé, porque creu em tudo o que o Senhor falou com ele. Abraão recebe uma Palavra e junto da Palavra uma promessa.

“Então o Senhor disse a Abrão: “Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei. “Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção. Abençoarei os que o abençoarem, e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados”. Partiu Abrão, como lhe ordenara o Senhor, e Ló foi com ele. Abrão tinha setenta e cinco anos quando saiu de Harã.Levou sua mulher Sarai, seu sobrinho Ló, todos os bens que haviam acumulado e os seus servos, comprados em Harã; partiram para a terra de Canaã e lá chegaram.Abrão atravessou a terra até o lugar do Carvalho de Moré, em Siquém. Naquela época os cananeus habitavam essa terra.O Senhor apareceu a Abrão e disse: “À sua descendência darei esta terra”. Abrão construiu ali um altar dedicado ao Senhor, que lhe havia aparecido.Dali prosseguiu em direção às colinas a leste de Betel, onde armou acampamento, tendo Betel a oeste e Ai a leste. Construiu ali um altar dedicado ao Senhor e invocou o nome do Senhor.”

Gênesis 12:1-8

Se tinha algo que Deus fez com Abraão foi liberar uma promessa a ele e todas as vezes que Deus libera uma promessa, o Senhor automaticamente nos coloca e um lugar chamado: PROCESSO

E por que Deus nos coloca no processo? Deus nos coloca no processo para nos fazer amadurecer a fim de que alcancemos o lugar que Ele nos prometeu.

Deus não é irresponsável de te colocar em um lugar que você não tem maturidade para estar!

Para isso, Deus vai mudar alguns aspectos da nossa vida!

1. A Promessa de Deus muda a nossa Região Geográfica

A Promessa de Deus na vida de Abrão começa com a disposição de Abrão a deixar algo para trás. Aqui, podemos ver que este é também um convite a Abrão para se encontrar com Deus em uma terra totalmente desconhecida.

O chamado de Deus a Abraão é para que ele saia!

  • Sai da tua terra; -> Mudança Geográfica
  • Sai da tua parentela; -> Mudança de Relacionamentos
  • Sai da casa de seu pai; -> Mudança de Identidade

Vamos entender algumas coisas:

Sai da tua Terra

Abrão morava em Ur dos Caldeus. Essa era a região da antiga Babilônia. Ur dos Caldeus foi uma grande e notável metrópole da sua época. Era uma cidade metropolitana, com vasta infraestrutura, uma cidade TOP. Podendo ser vista como a terra das oportunidades, a terra dos privilégios.

Deixar tudo o que a famosa Ur poderia dar de oportunidade e crescimento e cultura.

Sai da tua Parentela

Deus está chamando Abrão para ser uma nova família. Para isso, seria preciso que ele deixasse a sua família. Era como se Deus estivesse falando com Abrão:

“A partir de você eu quero formar uma nova nação.”

Talvez neste momento alguém esteja se perguntando: “Tá, mas e a família dele? Vai esquecer?”. Preste atenção em algo: 

Deus não pediu para ele esquecer a sua parentela, Deus pediu para ele deixar a sua parentela. Deixar sua parentela significava deixar suas heranças familiares e sua identidade. Costumes ficaram pra trás.

Por que Hugo?

Já percebeu que, basicamente, a casa do pai é onde os filhos aprendem a ser o que os pais são. Não tinha como mudar a identidade, as tradições e os valores que um filho levaria para o resto da vida.

O que chama a atenção é que, uma vez que Abrão ouviu Deus, ele se permitiu andar à altura do seu chamado. A voz de Deus foi tão irresistível que ele atende e começa a descobrir quem é esse Deus que se manifestou a ele.

Olha que interessante: Quando Deus chamou Abraão, Ele não conhecia a Deus. Ele creu e atendeu a Deus, mas ainda assim Ele não conhecia. Por que? 

Porque Deus é um Deus que se revela em meios aos processos!

Talvez você esteja neste exato momento reclamando dos processos de Deus na sua vida! No entanto, você precisa entender que processo é a ferramenta que Deus usa para te amadurecer, para te forjar e te preparar para o lugar do cumprimento da promessa e acima de qualquer coisa, para se revelar a você!

2. A Promessa de Deus Muda os Nossos Relacionamentos

Deus disse “sai da tua terra, da sua parentela e da casa de teu pai”. Quero que você preste atenção em algo: Deus não vai mudar apenas o ambiente de Abraão, mas Deus também vai mudar os relacionamentos dele!

Hugo, por que é que Deus faz isso? Por algum acaso, Deus é um Deus carrasco? Não querido leitor, Deus está ensinando algo para nós! É como se Deus estivesse dizendo:

“Abrão, em meio à promessa, não carregue quem não precisa estar com você!”

A parentela expressa e revela níveis de relacionamentos. Antes da narrativa informar que Abraão levou consigo a sua esposa e a Ló, o versículo 4 vai dizer que Ló foi com ele.

Preciso que você entenda que muitas vezes não vai bastar saber que Deus não quer que certos relacionamentos continuem na sua vida, mas você precisa se posicionar quando esses vínculos quiserem ainda sim irem com você: Ló escolheu ir com Abraão!

Tem muito relacionamento que não precisa estar nesse novo tempo se oferecendo para ir com você!

Talvez você esteja a um passo da promessa e Deus vai te pedir certos relacionamentos! Aquelas rodas de amizades que não fazem mais parte para você! Deus está pedindo esse relacionamento amoroso que não sai do lugar. Que só te machuca, que só te entristece e que só te abusa!

Entregue isso para Deus e vá viver as promessas d’Ele para a sua vida!

Quem tem promessa não pode andar de qualquer jeito:

Já parou para perceber que:

Aquilo que Abraão carregou fora da direção de Deus, foi problema para ele? Como assim Hugo? 

Os rebanhos de Abraão e Ló cresceram tanto, que já não havia pasto suficiente para todos os animais. Houve então uma desavença entre os pastores de Ló e os pastores de Abraão, onde ambos decidiram se separar.

Abraão disse a Ló para que ele escolhesse que região ele gostaria de ficar e Abraão ficaria com a parte que sobrasse.

Isso mostra de fato que Abraão vivia pela fé e não pela aparência. Qualquer que fosse a decisão de Ló, não abalaria Abraão.

Abraão não estava preocupado com o futuro, porque sabia que seu futuro não era um lugar, mas o próprio Deus!

Será que você pode olhar para a sua vida e ver que a maior promessa que você possui é o próprio Deus?

Conclusão

Deus vai nos fazer promessas e ao fazer isso Ele nos colocará em um lugar chamado processo!

Entenda algo: Para cumprir a promessa estabelecida, Deus vai precisar mudar muitas das vezes a região geográfica e também os nossos relacionamentos.

Sei que pode parecer um tanto quanto impactante saber essas verdades, mas acredite: A promessa que Ele te fez é muito maior que qualquer lugar em que você possa estar e muito melhor que qualquer relacionamento com homens!

Que você possa entender os processos provenientes da promessa liberada! Que o Senhor te abençoe e que você viva todos os sonhos d’Ele para a sua história.

Hugo Nascimento
Sobre Hugo Nascimento

Hugo Nascimento é casado com Eliza Martins, capixaba da gema e apaixonado por Jesus. É formado pelo Seminário Teológico Carisma - Belo Horizonte / MG. Servimos ao Senhor na Igreja Batista da Lagoinha em Belo Horizonte.