Existe Glória de Deus na Fraqueza do Homem

Existe glória de Deus na fraqueza do homem! Normalmente, quando entendemos que estamos verdadeiramente fracos, nos colocamos para baixo, a vida perde a cor e desanimamos dos planos e projetos de Deus para as nossas vidas.

Em sua segunda carta de Paulo aos Coríntios, no capítulo 12, do verso 7 ao 10, temos uma declaração um tanto quanto contundente que o próprio apóstolo está afirmando para nós.

Veja abaixo:

Para impedir que eu me exaltasse por causa da grandeza dessas revelações, foi-me dado um espinho na carne, um mensageiro de Satanás, para me atormentar.
Três vezes roguei ao Senhor que o tirasse de mim.
Mas ele me disse: “Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim.
Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte.
2 Coríntios 12:7-10

Quando afirmamos que existe glória na fraqueza do homem, percebemos algumas lições daqueles que entenderam que as nossas fraquezas revelam o poder de Deus.

Vamos lá?

Confie a sua fraqueza às mãos certas

Eu vejo muita gente contando das suas fraquezas para outras pessoas. Algumas, possuem um senso tão exacerbado sobre as suas fraquezas que não param de focar naquilo que elas não conseguem fazer.

Quando isso não acontece, elas se auto-comiseram tanto ao ponto delas mesmas se desmotivarem dos seus próprios sonhos e projetos. A vida não passa de uma lamúria! Pois, tudo o que elas conseguem ver são as suas próprias fraquezas! Isso não é o que Deus tem para você!

Contudo, Paulo entendeu que as suas fraquezas revelavam o poder de Deus. Isso nada mais é do que a própria graça de Deus atuante na sua vida. Quando ele percebe uma fraqueza, ele não vai ao encontro de Pedro, João, Tiago ou qualquer outra pessoa para contar a eles o que ele não consegue fazer.

Paulo ora a Deus! Entregar as nossas fraquezas nas mãos de Deus é a melhor coisa. Por que? 3 motivos:

1 – A sua fraqueza não limita o poder d’Ele!

2 – A sua incapacidade não incapacita a Deus. Ele tudo pode fazer!

3 – A sua falta de habilidade não impede Deus de se mover por meio de você! Aceite isso!

É normal o mundo querer classificar aqueles que são fracos e aqueles que são fortes.

A sua fraqueza nas mãos do mundo, é motivo para te desmotivar. A sua fraqueza nas mãos de Deus é oportunidade para Deus te transformar!

Existe glória de Deus na transformação do homem

Por 3 vezes Paulo orou ao Senhor e somente na terceira vez o Senhor o respondeu! Preste atenção: Foi necessário que Paulo orasse 3 vezes!

A Fraqueza de hoje revela o nível de transformação para o amanhã

Em suma, vemos que na terceira vez Paulo recebeu então uma resposta de Deus:

“A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza.”

Preste atenção à resposta dada por Deus a Paulo! Aqui temos 2 verdades que precisam ser ditas:

1 – A graça de Deus é suficiente! Aprenda a se relacionar com a graça d’Ele!

2 – O poder de Deus não se aperfeiçoa na sua capacidade, ele não se aperfeiçoa na sua habilidade, ele não se aperfeiçoa na sua espiritualidade, porém, ele se aperfeiçoa na sua fraqueza!

Isso é poderoso demais!

Paulo está pedindo substituição daquilo que evidencia a sua fraqueza.

Deus está oferecendo transformação por meio do poder que se aperfeiçoa na fraqueza de Paulo.

Quando não entendemos a graça de Deus é normal pedimos substituição dos processos, dos problemas, das angústias e das decepções da vida.

Porém, Deus está a todo tempo nos ensinando que não as nossas fraquezas são sim um meio pelo qual Deus ainda transforma vidas e pessoas.

Existe glória na fraqueza! Mas como ser forte no Senhor?

Destaco 3 conselhos para a sua vida:

Cale todas as vozes exteriores

Muitas vozes vão querer ditar o que você deve ou não fazer! É fundamental calar todas elas!

Não dê ouvidos àquilo que as suas fraquezas estão te dizendo, bem como, não dê ouvidos ao que o mundo está dizendo!

Dê ouvidos somente à Palavra de Deus e você verá o poder do Espírito Santo se aperfeiçoar e te levar a um nível maior e melhor n’Ele!

Permita que o poder de Deus se evidencie em sua vida.

Não viva uma vida mascarada, cheia de aparência para agradar a tudo e a todos, pois quando você menos imaginar, perceberá que se tornou escravo da opinião alheia e isso não é uma realidade na qual um cristão deve estar inserido.

Antes, busque agradar ao Senhor vivendo em sua essência! Leia a Palavra de Deus e busque afirmar verdades celestiais sobre a sua vida, a sua casa, a sua família, o seu trabalho e se for o caso o seu ministério!

Tire o foco de você e coloque em Jesus Cristo

Aqui, ser forte ganha um novo significado! As nossas habilidade se tornam nada quando entendemos que Deus é tudo! Existe glória na fraqueza do homem, pois quando nenhuma habilidade se pode encontrar no homem, muito de Deus se revela por meio deles.

Ser forte não é ter poder humano, mas ter poder de Deus!

Ser forte não é ter perfeição humana, mas excesso da perfeição de Cristo!

Ser forte não é ser guiado pelas coisas externas, mas por aquele que habita em nós: o Espírito Santo de Deus!

Quando focamos nas nossas fraquezas a tendência é cairmos, pois não temos habilidades para fazer nada!

Contudo, quando o foco está em Jesus Cristo, somos mais do que vencedores!

Eu espero que esse post edifique a sua vida!

Que o Senhor te abençoe!

Hugo Nascimento
Sobre Hugo Nascimento

Hugo Nascimento é casado com Eliza Martins, capixaba da gema e apaixonado por Jesus. É formado pelo Seminário Teológico Carisma - Belo Horizonte / MG. Servimos ao Senhor na Igreja Batista da Lagoinha em Belo Horizonte.