Obedecer é Melhor do que Sacrificar

Obedecer é melhor do que sacrificar! Quantas vezes não ouvimos essa verdade? Muitas pessoas falam a respeito disso e muitas até sabem o que significa, mas será que você tem a dimensão dos princípios por detrás desta afirmação?

No primeiro livro do profeta Samuel, a Bíblia nos conta uma história muito interessante sobre o primeiro rei da nação de Israel: Saul.

Em 1 Samuel 15, Saul foi comissionado para aniquilar de uma vez por todas os amalequitas (povo que lutou contra Israel enquanto subiam do Egito para Canaã). Neste momento, a justiça divina estava chegando para aqueles que se opuseram contra Israel e Saul, foi comissionado para fazer isso!

No desenrolar da história no capítulo 15, vemos que Saul até começa a sua expedição bem, porém, acaba da pior maneira possível: sendo rejeitado por Deus por conta da sua desobediência.

Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.
Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.

1 Samuel 15:22,23

Neste post quero te conversar com você acerca de algumas verdades relacionadas à temática da obediência para com Deus. Vamos lá?

Existe Unção para Obedecer

Saul foi comissionado a fazer algo que nunca fizera anteriormente; No entanto, Deus não o comissiona a fazer algo de qualquer forma. Antes, de direcionar Saul, Deus levanta Samuel para que ele unja a Saul.

Entenda bem: Antes de começar algo, Deus te unge para cumprir o que Ele estabeleceu. Podemos dizer então que Saul tinha unção sobre a vida dele para obedecer aquilo que haveria de ser feito.

Junto com o comissionamento, vem a unção.

O que é a unção?

Unção é uma capacitação sobrenatural para fazer aquilo que não temos capacidade e nem a habilidade natural para fazer.

Preste atenção em algo: Deus nunca te enviará a um lugar sem antes de capacitar, sem antes de ungir.

Muitas das vezes nos encontramos neste lugar de falta de capacidade, falta de habilidade, mas quando entendemos que temos unção, consequentemente entendemos que não é na força do nosso braço, não é à nossa maneira, mas à maneira de Deus.

Após isso ser ungido e receber as direções de como ele deveria executar o plano divino, Saul começa os preparativos. Aqui, encontramos a segunda verdade sobre obediência.

Obedecer é Trabalhoso

Saul se preparou para obedecer! Veja o texto abaixo:

O que Saul convocou ao povo, e os contou em Telaim, duzentos mil homens de pé, e dez mil homens de Judá. Chegando, pois, Saul à cidade de Amaleque, pôs emboscada no vale.

Saul se prontificou tanto a obedecer que teve trabalho para convocar o povo, gastou tempo e energia para se locomover e levar o seu exército ao local da batalha e precisou de foco sobremaneira que conseguisse colocar emboscadas para ferir e conquistar os amalequitas.

Conhecendo o final desta história, sabemos que tudo o que Saul empenhou para obedecer foi descartado.

De nada adianta trabalho, energia e foco, se não estamos dispostos a obedecer totalmente.

Nem sempre, obedecer será fácil ao ponto de executarmos uma receita de bolo. Muitas das vezes, obedecer vai requerer de nós empenho, dedicação, foco, trabalho duro e estratégia.

Significa dizer que para obedecer, será necessário planejamento. O resultado de um bom planejamento é a estratégia.

Não Racionalize as Direções

Algo que é muito perigoso e desafiador nos nossos dias é a racionalização das direções que Deus nos dá! Veja o que a Bíblia fala da atitude de Saul em meio a batalha:

E tomou vivo a Agague, rei dos amalequitas; porém a todo o povo destruiu ao fio da espada. E Saul e o povo pouparam a Agague, e ao melhor das ovelhas e das vacas, e as da segunda ordem, e aos cordeiros e ao melhor que havia, e não os quiseram destruir totalmente; porém a toda a coisa vil e desprezível destruíram totalmente.

1 Samuel 15:8,9

Ei, a direção dada por Deus era para que Saul aniquilasse tudo aquilo que pudesse ser chamado pelo nome deste povo.

Saul matou tudo o que era vil, mas juntamente com o povo, manteve o melhor das ovelhas e das vacas.

Algo que me faz pensar no motivo pelo qual Saul tenha feito isso é o fato deles estarem longe de um lugar que pudessem de fato sacrificar ao Senhor. Talvez no intuito de fazer o melhor para o Senhor, Saul acabou desobedecendo!

Quantas vezes não racionalizamos as direções de Deus para a nossa vida? Talvez para Saul fosse mais barato e menos cansativo, mesmo após uma batalha, preservar os animais, manter o melhor deles para o Senhor, afinal de contas, sabe-se lá quantos quilômetros precisariam ser caminhados para encontrar novos animais para o sacrifício?

O interessante disso tudo é que Deus acorda Samuel no meio da noite para falar para ele o que Saul tinha feito.

Muitas das vezes achamos que a nossa desobediência vai ser mascarada pelas boas vontades do nosso coração, mas sinceramente, assim como aconteceu com Saul, também acontece com a gente.

Na racionalização, Saul foi enganado pelos seus próprios argumentos. Mesmo diante de muitas provas, somos enganados pelos nossos próprios argumentos de que, o que estamos fazendo é algo bom.

Preste atenção em algo:

Quem muito argumenta com Deus, para nas suas próprias justificativas.

Quais são os argumentos que você tem usado? Quais são as evidências que você tem usado para maquiar as desobediências quanto às direções que Deus tem te dado?

Refletirmos nisso, nos levará à última verdade que eu quero tratar neste post sobre obediência.

Obediência Parcial não é Obediência

De acordo com uma estimativa histórica, os amalequitas somavam cerca de 3 milhões de pessoas. É muita gente!

De 3 milhões de pessoas, Saul deixa somente Agague, o rei deles, vivo. Aqui fica claro que Saul não cumpre aquilo que ele deveria ter cumprido. Ele deveria ter matado todo o povo, incluindo o rei.

No entanto, a fala de Saul nos mostra que ele achava estar executando toda a direção do Senhor. Preste atenção:

Veio, pois, Samuel a Saul; e Saul lhe disse: Bendito sejas tu do Senhor; cumpri a palavra do Senhor.

1 Samuel 15:13

Ao se encontrar com Samuel, Saul afirma: cumpri a palavra do Senhor.

De 3 milhões de pessoas, Saul deixa 1 pessoa viva! Ele não poderia afirmar que verdadeiramente cumpriu a palavra do Senhor. Por que?

A obediência precisa ser cumprida em sua totalidade. Obediência que não é integral, não é obediência, é conveniência!

Se atente para o fato de que: 99,99% de obediência, na verdade, não é obediência, mas sim uma obediência parcial.

É aqui que está o desafio: Cumprir 100% daquilo que Deus nos direcionou. Saul não teve problema em matar o povo, mas teve problema em matar 1 pessoa: Agague.

Quantas vezes começamos a obedecer nas grandes direções e somos pegos em obediência parcial naquelas que são as pequenas?

Em quantos momentos não pedimos novas direções ao Senhor, sendo que somos pego em obediência parcial (ou desobediência) naquelas que são as direções passadas?

Não queira novas direções de Deus se você não está disposto a obedecer as direções passadas!

Obedecer é melhor do que sacrificar pelo simples fato de que Saul estava sacrificando a Deus aquilo que era o fruto da sua desobediência. Deus não quer sacrifícios tolos, em desobediência. Deus quer o nosso coração.

Eu quero te impulsionar a viver uma vida em obediência! Uma vida completamente pautada naquilo que o Senhor te direciona, naquilo que o Senhor quer de você!

Sem racionalizar as direções, sem obedecer parcialmente, mas cumprindo e vivendo em totalidade a vontade de Deus para a sua vida.

Deus te abençoe!

Hugo Nascimento
Sobre Hugo Nascimento

Hugo Nascimento é casado com Eliza Martins, capixaba da gema e apaixonado por Jesus. É formado pelo Seminário Teológico Carisma - Belo Horizonte / MG. Servimos ao Senhor na Igreja Batista da Lagoinha em Belo Horizonte.