Como Vencer a Ansiedade?

Como vencer a ansiedade? Essa tem sido a pergunta de muitas pessoas que passam por esse tipo de distúrbio e/ou patologia.

Do ponto de vista científico, todos nós somos ansiosos. Essa ansiedade natural é vital para a sobrevivência do homem, porque se torna um mecanismo de defesa. Porém, o excesso dessa ansiedade pode indicar uma patologia mental.

A Palavra de Deus vai tocar neste assunto na carta de Paulo aos Filipenses de forma clara, objetiva e preventiva. O apóstolo Paulo escreveu assim:

Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus. – Filipenses 4:6,7

É interessante reparar que, há muito tempo, a humanidade já sofria deste mal. Isso não é algo novo para nós, mas algo que já é bem conhecido.

Eu gosto da forma como o Reverendo Hernandes Dias Lopes vai discorrer sobre o assunto da ansiedade: em um de seus comentários sobre Filipenses 4:6, ele vai definir que a ansiedade é o mal deste século.

O que é a Ansiedade?

Quando entendemos que Deus é soberano sobre tudo e sobre todos, entendemos também que na nossa história não há nada que Ele não possa controlar.

Ele é Senhor do nosso passado, do nosso presente e do nosso futuro! Ele conhece o que aconteceu, Ele conhece o meu hoje e conhece também o meu amanhã!

A Ansiedade te Rouba do seu Presente

A ansiedade nada mais é do que o excesso de futuro. Meu querido e amado pastor Márcio Valadão sempre diz que “Nós só temos o hoje e o amanhã pertence a Deus.”.

Ele está completamente certo quando diz que o nosso presente é tudo o que temos. Nós só temos o hoje para fazer aquilo que precisamos fazer e para viver aquilo que precisamos viver.

Então, tudo que você tem é o hoje e quando você se encontra em meio a ansiedade, aquilo que você passa a ter é o amanhã!

Como Vencer a Ansiedade?

A Palavra de Deus nos dá um poderoso remédio sobrenatural para a ansiedade: A Oração.

É por meio da oração que entregamos o nosso amanhã ao Senhor, que tornamos conhecidos os nossos pensamentos e sentimentos a Deus.

É por meio da oração que vivemos o nosso presente dado por Deus.

Aqui, destaco que Paulo nos mostra dois desdobramentos da oração: a oração de súplica/petição e também a oração de ação de graças.

Paulo não está dizendo para abrirmos a boca, falarmos com Deus de qualquer forma ou de qualquer jeito mostrando para Ele os nossos problemas apenas.

Paulo está sendo intencional em nos conduzir a um lugar de dependência e gratidão a Deus.

Como vencer a ansiedade por meio da dependência?

Depender não é algo fácil! Nós gostamos de ter as coisas sob o nosso controle é ou não é?

Quando dependemos de Deus, estamos plenamente confiantes de que Ele está no controle de todas as coisas. Se Ele é quem tem o controle é Ele quem faz, é Ele quem resolve, é Ele quem estabelece, é Ele quem cura, é Ele quem é a provisão.

Eu não tenho porque andar com um controle que não seja meu! Então, querer controlar aquilo que eu não consigo é pesaroso! Por isso a ansiedade é algo que cansa a nossa alma, que mina as nossas forças, que nos rouba do hoje!

A ansiedade de hoje é apenas a evidência de um coração que está confiante que pode por si só resolver o amanhã.

Como vencer a ansiedade por meio da gratidão?

Quem é grato ao Senhor, sabe que é abençoado por Ele!

Bendiga ao Senhor a minha alma! Não esqueça de nenhuma de suas bênçãos! – Salmos 103:2

O Salmista faz questão de trazer à memória aquilo que o Senhor já fez por ele.

Eu quero te convidar neste momento a dar uma pausa na sua leitura, e te pedir que se lembre de quantas bênçãos o Senhor não derramou sobre a sua vida.

Se lembre dos livramentos: quantos deles você viu, mas quantos deles você também não viu?

Traga à sua memória as provisões: quantas vezes você achou que não teria o suficiente, mas o Senhor foi o seu sustento?

Se lembre das intervenções: quantas vezes você achou que não conseguiria romper em uma situação e mesmo assim o Senhor te levou além?

Todas as vezes que você reconhece que Deus tem dado o seu melhor a você, você agradece e dá o seu melhor a Ele!

Quando você agradece a Deus pelo hoje, Deus te reposiciona no seu hoje.

Descanse no Senhor!

Quero te impulsionar a voltar para o seu hoje e deixar o seu futuro nas mãos do Senhor.

Quero literalmente te pedir: descanse hoje para viver o seu melhor amanhã!

A ansiedade é a evidência de um coração que está vazio do hoje e cheio do amanhã. Então, não negocie o seu presente por conta de algo que ainda não aconteceu.

Permita que o Senhor conheça o seu coração e seja grato a Ele por tudo o que Ele tem feito.

Existe um lugar de descanso em meio à ansiedade da vida. É neste lugar que você entende como vencer a ansiedade.

Hugo Nascimento
Sobre Hugo Nascimento

Hugo Nascimento é casado com Eliza Martins, capixaba da gema e apaixonado por Jesus. É formado pelo Seminário Teológico Carisma - Belo Horizonte / MG. Servimos ao Senhor na Igreja Batista da Lagoinha em Belo Horizonte.