O Propósito de Deus: Como Viver o seu Chamado?

O Propósito de Deus na nossa vida nem sempre é um assunto fácil de entender e tampouco de viver.

Por isso, o objetivo deste post é te ajudar a compreender qual é o chamado de Deus na sua vida e, uma vez entendido, te ajudar a viver os planos de Deus para você.

Entender o propósito de Deus não é fácil, por isso para te ajudar, este conteúdo foi dividido da seguinte forma:

A Importância de saber sobre o Propósito de Deus

Saber o chamado de Deus para a nossa vida, nos ajuda a encontrar direção, significado, fé, gratidão e transformação, tornando nossas vidas mais ricas e plenas.

Direção: Ao entender o propósito de Deus para nossas vidas, podemos ter uma direção clara e objetiva para nossas ações e decisões.

Significado: Estudar sobre o propósito de Deus pode nos ajudar a encontrar significado e propósito em nossas vidas, além de nos ajudar a entender por que as coisas acontecem.

Fé: Ao entender o propósito de Deus, podemos aumentar a nossa fé nele e em sua plano para nossas vidas.

Gratidão: Ao entender que Deus tem um propósito para nós, podemos ser mais gratos pelas bênçãos que ele nos dá e pelas oportunidades que ele nos fornece.

Transformação: Entendendo o propósito de Deus para nossas vidas, podemos ser transformados em pessoas melhores, ajudando a fazer um impacto positivo no mundo ao nosso redor.

O Chamado de Deus

Fundamento Bíblico para o Chamado de Deus

A Bíblia está recheada de personagens que andaram cheios de propósito. Desde Abraão até Paulo, podemos ver Deus preenchendo a vida de homens de significado com um chamado esplendoroso.

Como isso aconteceu com cada um deles? Simples! Te conto logo abaixo.

Deus tem um Plano Perfeito para Cada um de Nós

“Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe.
Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Disso tenho plena certeza.
Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra.
Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir.
Como são preciosos para mim os teus pensamentos, ó Deus! Como é grande a soma deles!”

Salmos 139:13-17

Este versículo mostra que Deus tem um plano perfeito para cada pessoa. Antes de sermos gerados nesta terra, nós fomos gerados em Deus. Deus sonhou com os nossos dias, com a nossa aparência, com as nossas característica e nos deu a um propósito, assim como foi com o profeta Jeremias.

É engraçado meditar sobre o fato que Deus criou todo o nosso ser! Como diz o Salmista, Ele conhece cada um de nós de uma forma completa e totalmente particular!

É isso mesmo! Completa! A sua história é conhecida por Ele! Você é conhecido por Ele! Tudo que se chama pelo seu nome, é conhecido por Ele!

Uaaauuu! O Criador do universo, aquele que usa a Terra como estrado de descanso para os seus pés, me conhece!

Eu preciso que você entenda que você é conhecido por Deus e se você é conhecido por Deus, saiba que os céus te conhecem!

O que é o Propósito de Deus?

Antes de te falar como descobrir e como viver, preciso te dizer o que é o propósito de Deus!

O propósito de Deus ou o chamado de Deus é o plano ou a intenção que ele tem para cada individuo e para o mundo como um todo. O propósito de Deus pode ser encontrado na Bíblia, onde ele se revela como criador, salvador e guia.

De acordo com a Bíblia, o propósito de Deus é criar um relacionamento com as pessoas e levar-los à salvação. Isso é mostrado através do sacrifício de Jesus na cruz, que nos permite ter acesso à vida eterna e ao perdão dos pecados.

Além disso, o propósito de Deus é que as pessoas sejam transformadas em seus seguidores e vivam uma vida que reflita o seu caráter santo e amoroso.

O propósito de Deus também inclui que as pessoas usem seus dons e talentos para servir os outros e fazer o bem no mundo, ajudando a construir um mundo mais justo e pacífico.

Em resumo, o propósito de Deus é criar um relacionamento pessoal com as pessoas, salvar e transformá-las, e usá-las para fazer o bem no mundo.

No final das contas, você será uma cópia de Jesus nesta terra, trazendo revelação de quem Deus é por meio da sua vida e também por meio daquilo que Deus fez em você!

Como Descobrir o Propósito de Deus?

Muita gente nos faz esta pergunta! Aqui vou listar alguns passos para você descobrir o seu chamado em Deus! Segue abaixo:

1. Conheça a Deus: Invista tempo em Relacionamento com Ele

É muito importante conhecer a Deus! Manter uma constância de relacionamento com Deus é fundamental para quem deseja descobrir o seu propósito!

Você pode crescer em relacionamento com Deus através de algumas ações como:

  • Leitura e Estudo da Bíblia
  • Meditação
  • Oração em Línguas

Entenda algo: Quanto mais você conhece a Deus, mais você entende o seu propósito e chamado para a sua vida. Por isso, seja intencional ao se relacionar com Deus!

O que é ser intencional?

Basicamente, é ter atitudes que sejam cheias de propósitos de Deus. Se você quer viver o chamado e a vontade de Deus para a sua vida, não basta apenas se relacionar com ele como alguém que cumpre ritos.

Seja intencional! Peça a Deus que lhe mostre o seu propósito e o guie em sua vida.

oracao e intimidade com deus

A prática do jejum aliado à oração e meditação, te ajudarão a ouvir de forma clara e limpa aquilo que é o propósito de Deus para você!

Práticas sugeridas para você descobrir a vontade de Deus para a sua vida:

Oração

Dedique tempo diariamente para orar e pedir a Deus que te mostre o seu chamado. Peça-lhe orientação e discernimento para entender sua vontade para a sua vida.

Meditação

Medite na Palavra de Deus e busque entender o que ele tem a dizer sobre o seu chamado.

Buscar Conselhos de Outros Cristãos Experientes

Não sofra sozinho! Converse com o seu pastor ou até mesmo com líderes da sua igreja local que já tenham passado por isso. Alguns cristãos maduros também podem te ajudar! Peça a eles que orem por você e lhe dê orientação sobre o seu chamado.

Escute o Espírito Santo

Aprenda a escutar a voz do Espírito Santo e a seguir sua orientação. Isso pode incluir sentir-se puxado para uma determinada área de ministério ou sentir-se chamado para servir de uma determinada maneira.

Esteja Sempre em Ação

Se você tem um sentimento/convicção de que Deus está chamando você para algo, tome uma atitude e dê o primeiro passo. Isso pode incluir fazer uma viagem de voluntariado, se

Como Viver o Propósito de Deus?

Após entender o chamado de Deus para a sua vida, será necessário agir! Deus não te chamou para ficar sentado vendo o Reino crescer sem que você seja cooperador de Deus nesta terra.

Por isso, alguns conselhos para você começar ou continuar vivendo o chamado de Deus na sua vida!

1. Siga o Chamado de Deus

Quando você entende o propósito de Deus para sua vida, o propósito se torna algo importante a ser seguido! Significa dizer que, mesmo que ele seja difícil ou desconfortável, você precisa segui-lo!

Muitas das vezes isso vai requerer de você coragem, fé e acima de qualquer coisa obediência.

Todos aqueles que Deus chamou, tiveram que ter atitudes cheias de coragem. Moisés, apesar da sua inabilidade e falta de eloquência, foi chamado para falar a faraó aquela que era a vontade de Deus para o povo de Israel.

Entenda algo: nunca foi e nem nunca vai ser sobre a sua capacidade ou habilidade, mas sempre será sobre a capacidade e habilidade de Deus! Quem quer viver a vontade de Deus precisa ser obediente.

2. Sirva ao seu Próximo

O propósito de Deus para nossas vidas nunca termina em nós mesmos!

Deus nos chama para sermos cooperadores d’Ele nesta terra e isso infere em servir aos outros.

Jesus serviu a humanidade indo para uma cruz, por que nós não serviríamos o nosso próximo com aquilo que Deus nos fez para sermos?

Por isso, encontre maneiras de usar seus dons e talentos para ajudar a sua igreja local. Faça a diferença, assim como Jesus fez! Ele, melhor do que ninguém, nasceu nesta terra cheio de graça e propósito. Jesus entendeu isso e por isso, serviu!

3. Viva de Acordo com os Princípios Bíblicos

Ninguém consegue pregar algo que não vive. Nenhum advogado consegue advogar uma causa, onde não as leis daquela causa não sejam conhecidas.

O que quero dizer com isso?

Quero dizer que, quem quer viver o chamado de Deus, precisa andar à altura do que Deus está falando e fazendo!

Viver de acordo com os princípios bíblicos é essencial para viver o propósito de Deus. Isso inclui amar a Deus acima de tudo e amar ao próximo como a si mesmo.

4. Se Permita ser Transformado

Quando você segue o propósito de Deus para sua vida, você será transformado! Isso inclui mudanças positivas em seus pensamentos, atitudes e ações.

O Espírito do próprio Deus habita em você e diante dessa realidade, Ele te conduzirá a fazer aquilo que o próprio Jesus faria.

Indicações de Livros sobre Propósito

Durante a minha caminhada no Seminário Teológico Carisma, li alguns livros que me ajudaram não apenas a entender o que é o propósito de Deus, mas me ajudaram também a descobrir o que Deus sonhou ao meu respeito.

Por isso, eu não poderia escrever um post como este e deixar que você saia dele sem algumas indicações literárias! Dentro os links abaixo, estão livros e também materiais que vão te ajudar a entender sobre o chamado de Deus na sua vida:

1. RECOMENDADO: Uma Vida com Propósito

Uma vida com propósitos é um clássico em dezenas de idiomas que responde à grande questão da humanidade com sabedoria, graça e simplicidade.

Apoiado em mais de 1.200 versículos bíblicos, o pastor Rick Warren nos aponta o real sentido da vida.

2. Deus te Fez de Propósito – Douglas Gonçalves

O Livro convida você a entrar na jornada para descobrir o porque e para que Deus criou você, os seus dias nunca mais serão os mesmo após descobrir os propósitos para que nasceu. O que este livro propõe é que quando você nasceu, uma voz do céu declarou “Eu te fiz de propósito”, isso significa que existe uma mente por trás da sua existência.

Sua vida não é obra do acaso, antes de você existir, você já estava nos pensamentos de Deus.

3. Mulheres Improváveis – Viviane Martinello

Deus está recrutando você para a grande obra que ele tem nesta terra. Você se sente uma mulher improvável? Saiba que você é e, por isso, foi escolhida por Deus! Deus quer que você se torne forte e corajosa. Mesmo que todas as circunstâncias digam que você não é capaz, o Senhor, por meio do seu amor e cuidado, capacitará e desenvolverá você para grandes projetos.

4. O Propósito do Processo – Eliza Martins

Conclusão

Lembre-se que o caminho para viver o propósito de Deus pode ser diferente para cada pessoa e pode mudar ao longo da vida.

Continue buscando a orientação de Deus e seguindo seu chamado, e você encontrará a satisfação e o propósito que está procurando.

Busque conhecer a Deus diariamente através da leitura e estudo da Bíblia, através da oração e também da meditação. Busque orientação divina, desenvolva sua relação com Deus, desenvolva seus dons e talentos, escute o Espírito Santo.

Estas são sem dúvida algumas das maneiras de se preparar para o chamado de Deus e viver o propósito d’Ele para nossas vidas. Além disso, busque conselhos de outros cristãos e sirva aos outros por meio da sua igreja local. Isso fará toda a diferença!

Ao viver o propósito de Deus, você encontrará significado e propósito para a sua vida.

Que o Senhor te abençoe! Espero ter te ajudado a dar alguns passos nesse tema tão fundamental para as nossas vidas!

Hugo Nascimento
Sobre Hugo Nascimento

Hugo Nascimento é casado com Eliza Martins, capixaba da gema e apaixonado por Jesus. É formado pelo Seminário Teológico Carisma - Belo Horizonte / MG. Servimos ao Senhor na Igreja Batista da Lagoinha em Belo Horizonte.